quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Nosso Vídeo

Esta foi outra atividade proposta em sala de aula, a criação de um vídeo e aí está o nosso:




Nossa Rádio

Foi proposta em sala de aula, pela professora da disciplina de TIC Dayse Juliana, a criação de uma rádio usando o editor de áudio Audacity. Deveríamos criar uma rádio de acordo  com tema do nosso blog e a nossa ficou assim:

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A experiência da rádio na escola

           A rádio na escola tem sido uma experiência muito rica! Exemplo disso foi o que aconteceu na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro que está localizada na Rua Silvio Lopes de Araújo, SN, no bairro de Rio Tavares, em Florianópolis – Santa Catarina. O projeto nasceu nas aulas de língua portuguesa, sob a responsabilidade das professoras Cátia Regina Bernardes Fernandes e Rita de Cássia Peres, objetivando trabalhar a produção textual de forma significativa, usando a rádio como principal ferramenta de alcance.

Um grupo de profissionais: professores, a diretora, a orientadora pedagógica, e o bibliotecário da escola tiveram a iniciativa da implantação da rádio e contaram com a assessoria de um jornalista que foi até a escola conversar com os alunos a respeito de sua experiência e dar dicas de como criar programas de rádio.

quarta-feira, 24 de julho de 2013


A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

               

   Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social. Atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica. São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quanto está praticando alguma atividade lúdica. Ela também espelha a sua experiência, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses.Na educação


A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



“Pontuar música na educação é defender a necessidade
de sua prática em nossas escolas, é auxiliar o educando a
concretizar sentimentos em formas expressivas; é auxiliá-lo a
interpretar sua posição no mundo; é possibilitar-lhe a
compreensão de suas vivências, é conferir sentido e significado
à sua nova condição de indivíduo e cidadão.” Zampronha
(2002, pg120)



               Por atender a diferentes aspectos do desenvolvimento humano, a música tem como função ser um agente facilitador integrador do progresso educacional. Não basta, porém, simplesmente colocá-la no currículo. Já basta o Brasil, que tem muita coisa no papel e pouco em prática.
              Do ponto de vista da psicologia, a música é uma forma de comportamento humano, em suas relações com o meio físico e social. Ao colocar na sala de aula, uma música mais agitada, é comum vê os alunos dançando, sorrindo mais, pulando, falando, gesticulando. O oposto é notado quando se coloca uma música mais lenta, ou instrumental conforme comenta Bréscia (2003).
              Foi interessante quando coloquei certa vez, uma música instrumental na classe, e uma criança me perguntou - Cadê a música? - respondi a ela que já estava sendo tocada.


Rádio na escola

Como montar uma rádio na escola?
 
Neste vídeo, o Prof. Dr. Marciel Consani pesquisador do núcleo de Comunicação e Educação da USP nos dá dicas de programas para utilizarmos na criação da rádio:

http://www.youtube.com/watch?v=sNVFErVQ1Lc 


Como usar o audacity?
No Youtube estão disponíveis vários tutoriais ensinado como baixar e como utilizar as ferramentas do Audacity para vários fins. Dê uma olhada e escolha o tutorial que se adequa a sua necessidade!

http://www.youtube.com/results?search_query=audacity+tutorial+em+portugues&oq=audacity&gs_l=youtube.1.0.35i39l2j0l8.398.4867.0.6918.8.8.0.0.0.0.747.1855.2-1j1j1j0j1.4.0...0.0...1ac.1.11.youtube.nx585K4cg7o



Neste outro vídeo o Prof. Carlos Lima Coordenador do Programa nas ondas do rádio nos ensina a usar o Zara Rádio Software de Programação de Rádio Escolar , ideal para organizar os programas das Rádios Escolares:

http://www.youtube.com/watch?v=cF4IzHgJP9c


Mãos à obra!!!!
 

sábado, 13 de julho de 2013

Tipos de brincadeiras e como ajudar a criança brincar

Angela Cristina Munhoz Maluf
(capítulo do livro: brincar prazer e aprendizado -vozes, 2003)
             As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo. Mesmo depois que ela ganhou confiança em brincar com outras crianças ela gostará, às vezes, de voltar a brincar sozinha ou apenas na presença de amigos, sem colaboração de alguma parte.
Podemos identificar diferentes tipos de brincadeiras sob o ponto de vista da participação social, cada um deles implicando num maior envolvimento entre as crianças e uma maior capacidade de se relacionar e se comunicar com os outros.

Brincadeiras solitárias
             Brincar pode prender totalmente a atenção da criança. Há muito que explorar no mundo: forma, textura (áspero, liso, escorregadio) consistência (duro, macio) cor, gosto. Tudo deve ser explorado, sentido, cheirado, experimentado. No início do brincar, significa isso, e a presença de outra criança não oferece nenhum interesse. Absorvido nas próprias atividades, separado de outras crianças, brinca com coisas diferentes. Frequentemente silenciosamente, às vezes fala consigo mesmo.





sexta-feira, 5 de julho de 2013

Bem vindo(a) ao nosso blog!

Falaremos aqui neste espaço, como trabalhar com o lúdico na Educação Infantil.
Você pode deixar seus comentários para que possamos discutir sobre o assunto.

Postado por: Célia Tenório e Jeane Lima